COMPREENSÕES SOBRE OS SENTIDOS QUE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRIBUEM À MATEMÁTICA
Abstract
Esta é pesquisa teve como objetivo apresentar sentidos que oito docentes que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental atribuem à Matemática que aprenderam e ensinam. Para contemplar o objetivo, um roteiro de entrevista foi elaborado, com base na articulação entre os aportes teóricos da noção de relação com o saber e a formação docente. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas e posteriormente transcritas. O material textual composto pelas transcrições formou o corpus da pesquisa, que foi analisado à luz da Análise Textual Discursiva. Primeiramente, as dimensões epistêmica, pessoal e social da relação com o saber foram assumidas como categorias a priori no movimento de desconstrução do corpus. Na sequência, subcategorias emergiram, quando convergências dialéticas foram estabelecidas entre os excertos de cada categoria. Por fim, utilizando os núcleos de sentidos da retroalimentação negativa e da retroalimentação positiva como teses parciais, constituímos metatextos na forma da recontagem das histórias de relação das oito participantes com a Matemática que aprenderam e ensinam, organizando-as segundo períodos de suas vidas relacionados às formações que elas relataram em seus depoimentos. As participantes expressaram sentidos que atribuem à Matemática que aprenderam e ensinam como reflexo da formação docente e do outro que ensinou Matemática para elas no decorrer de suas formações.