COMPREENSÃO ACERCA DAS MEDIDAS DE TEMPO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autori

Abstract

Compreender o tempo e suas medidas é uma das formas de se situar no mundo e assim poder agir e modificar a sua vivência. Isto porque o tempo é referência que permeia todas as atividades sociais; ao compreendê-lo é oportunizado entender a história da humanidade e de cada sujeito. Desta forma, o presente artigo, que se caracteriza como um recorte de um estudo realizado em um programa de pós-graduação stricto sensu, tem o objetivo de analisar a compreensão das medidas de tempo por professores da Educação Básica. O encaminhamento metodológico utilizado para coleta de dados empíricos recorreu a questionários, que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que o componente curricular Matemática é de extrema importância para a formação integral dos estudantes, haja vista favorecer a compreensão do mundo e dos fenômenos diários que nele ocorrem. Pode-se concluir que, no ensino do referido componente, o eixo Grandezas e Medidas desenvolve habilidades essencialmente formadoras, pois instrumentalizam e estruturam o pensamento da criança, capacitando-a para viver em sociedade.

Biografie autore

Dennys de Mello Gongora Dias, Secretaria de Educação / Prefeitura de Londrina

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus de Cornélio Procópio.

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus de Cornélio Procópio.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN