FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FISICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO

Autori

Abstract

Este é um recorte da tese de doutorado na Formação de Professores de Física (FPF), onde propôs-se a Metodologia do Ensino Híbrido com Rotação por Estações de Aprendizagem (MEHREA). Esta metodologia, construída em sete etapas, foi desenvolvida durante o Estágio Curricular Supervisionado de Física. A MEHREA, elaborada pelo professor supervisor da Educação Básica, foi posteriormente discutida com o professor formador da Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Essa discussão se estendeu aos licenciandos durante as aulas de Práticas de Docência em Ensino de Física 1 e 2. O objetivo desta Metodologia é analisar como a inserção do Ensino Híbrido com Rotação por Estações de Aprendizagem, na formação dos licenciandos de Física, contribui para a construção de conhecimento pedagógico e tecnológico. Os resultados obtidos indicaram que a MEHREA, aplicada em diferentes séries de ensino e diante de variadas dificuldades na aprendizagem, foi efetiva na promoção do aprendizado dos alunos em cada estação de aprendizagem. Além disso, possibilitou aos licenciandos o desenvolvimento de conhecimentos pedagógicos e tecnológicos, assim como uma melhor compreensão do ensino de Física. A rotação de atividades mostrou-se adequada às demandas da formação inicial dos licenciandos, representando uma metodologia inovadora. Por meio do planejamento, replanejamento e proposição de atividades de ensino que utilizam tecnologias digitais, a MEHREA atendeu às expectativas de um processo educacional moderno.

Biografie autore

Jeremias Ferreira da Costa, SEED/PR

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED/PR).

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM).

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN