ENSINO DE QUÍMICA: ELEMENTOS PARA A PESQUISA SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autori

Abstract

A Pesquisa em Ensino de Química, tradicionalmente, tem investigado questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de conceitos científicos, além da formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Dentre os temas silenciados na pesquisa da área encontra-se a docência no Ensino Superior, em especial, a pesquisa sobre os formadores de professores de Química. Considerando a importância dos profissionais do Ensino Superior e os desdobramentos das suas ações na formação e na atuação de professores na Educação Básica, este artigo revisitou pesquisas de mapeamento da produção científica brasileira dos campos da Formação de Professores e da Educação em Ciências, explorando as lacunas e tomando-as como elementos para pensar futuras pesquisas no Ensino de Química. A análise dos mapeamentos mostrou que existem diversos subtemas silenciados na pesquisa educacional brasileira, embora haja esforços de pesquisadores em todo o país. De forma propositiva, destacam-se elementos e estabelece-se relações entre os subtemas, demonstrando-se a rica e vasta gama de possibilidades de investigação sobre a docência no Ensino Superior. Por fim, compreende-se que as possibilidades de investigação não se esgotam nas relações estabelecidas, mas espera-se incentivar o estudo de subtemas e temas importantes no cenário educacional brasileiro, assim como contribuir com o cenário internacional por meio do estabelecimento de diálogos e da divulgação de oportunidades para a continuidade de estudos.

Biografie autore

Renan Vilela Bertolin, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFSCar), Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, São Paulo, Brasil.

Elaine Gomes Matheus Furlan, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade (PUC-SP), Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Araras, São Paulo, Brasil.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN