ENSINO DE QUÍMICA: ELEMENTOS PARA A PESQUISA SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Abstract
A Pesquisa em Ensino de Química, tradicionalmente, tem investigado questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de conceitos científicos, além da formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Dentre os temas silenciados na pesquisa da área encontra-se a docência no Ensino Superior, em especial, a pesquisa sobre os formadores de professores de Química. Considerando a importância dos profissionais do Ensino Superior e os desdobramentos das suas ações na formação e na atuação de professores na Educação Básica, este artigo revisitou pesquisas de mapeamento da produção científica brasileira dos campos da Formação de Professores e da Educação em Ciências, explorando as lacunas e tomando-as como elementos para pensar futuras pesquisas no Ensino de Química. A análise dos mapeamentos mostrou que existem diversos subtemas silenciados na pesquisa educacional brasileira, embora haja esforços de pesquisadores em todo o país. De forma propositiva, destacam-se elementos e estabelece-se relações entre os subtemas, demonstrando-se a rica e vasta gama de possibilidades de investigação sobre a docência no Ensino Superior. Por fim, compreende-se que as possibilidades de investigação não se esgotam nas relações estabelecidas, mas espera-se incentivar o estudo de subtemas e temas importantes no cenário educacional brasileiro, assim como contribuir com o cenário internacional por meio do estabelecimento de diálogos e da divulgação de oportunidades para a continuidade de estudos.