O SANEAMENTO BÁSICO COMO TEMA PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS: UMA ATIVIDADE PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Autori

  • Marielze Pinto da Paixão Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Evelyn Jeniffer de Lima Toledo Universidade de Brasília

Abstract

O presente trabalho apresenta um estudo de uma atividade de produção de vídeos sobre saneamento básico desenvolvido por alunas e alunos do Ensino Fundamental ll em uma escola da rede pública. Essa atividade foi pensada a partir dos princípios da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente a fim de favorecer uma Educação em Direitos Humanos. A análise dos dados obtidos em todo processo educativo tomou como base os referenciais teóricos metodológicos da Teoria Ator-Rede, que permitiu analisar os fluxos e movimentos, tendo por base os actantes que, no caso desse trabalho, são alunos, professor, vídeos e fotos. Após as análises foi possível observar as controvérsias que emergiram durante a oficina de pré-produção de vídeos. Salienta-se ainda que, por meio da atividade desenvolvida, os alunos puderam discutir novos assuntos que abarcam o tema central: saneamento básico, e que dão vozes às políticas públicas, saúde coletiva, Direitos Humanos e economia, por exemplo. Dessa forma, acredita-se que a oficina de produção de vídeos sobre o tema saneamento básico foi uma ferramenta diferenciada para o processo de aprendizagem no ensino de ciências, como relevante mecanismo para que os alunos possam trabalhar as questões pertinentes ao saneamento básico no contexto brasileiro.

Biografia autore

Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Tem graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto, nível IV, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação(ensino e pesquisa), com interesse principalmente nos seguintes temas: formação de conceitos na Ciência e no Ensino de Biologia, formação de professores inicial e continuada, perfil conceitual, educação ambiental, relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e conhecimento escolar, Teoria ator-rede e os contextos de aprendizagem.

Pubblicato

2020-12-18

Fascicolo

Sezione

Produtos Educacionais