FOMENTANDO A CONSTRUÇÃO DE SIMULAÇÕES MENTAIS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE SLIDES PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE ESPECIAL
Abstract
O presente artigo apresenta a construção e a aplicação de um conjunto de 63 slides elaborados para trabalhar a temática da Teoria da Relatividade Especial. Para a construção do material didático, foi inicialmente realizada uma ampla revisão bibliográfica, e o material foi desenvolvido dentro da epistemológia de Laudan, buscando mostrar o desenvolvimento histórico da Teoria da Relatividade através da resolução de problemas anômalos que surgiram em seu desenvolvimento. Os slides contam com imagens, animações, gifs animados e vídeos, buscando fomentar a construção de simulações mentais pelos estudantes, dentro da perspectiva de Clement (1999). O produto foi utilizado com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino durante as aulas de Física. Os estudantes responderam a pré e pós-testes e, após análise dos resultados, alguns foram selecionados e posteriormente entrevistados. Através de uma análise gestual descritiva das entrevistas pode-se concluir que o material teve uma influência significativa positiva para que os estudantes desenvolvessem simulações mentais que pudessem ser acessadas mesmo sem a presença dos slides, e estas simulações mentais são adequadas para que os mesmos resolvam com sucesso problemas de relatividade especial.