LETRAMENTO CIENTÍFICO E CRENÇAS CTSA EM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autori

  • Debora Dalila da Silva Almeida Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Albino Oliveira Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Leonardo Alcântara Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Abstract

É importante trabalhar questões relacionadas ao letramento científico desde os primeiros anos da vida escolar sendo esse período de aprendizagem intermediado pelo professor licenciado em pedagogia. Assim, pensando nessa necessidade de preparar os pedagogos para promover o letramento científico, no presente trabalho objetivou-se analisar o nível de letramento científico e as crenças sobre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente(CTSA) de alunos do curso de pedagogia. Para isso utilizamos dois instrumentos de coleta de dados o Test of Scientific Literacy Skills (teste de habilidades de letramento científico) - TOSLS, que já é amplamente utilizado para medir habilidades e competências de letramento científico, e uma escala tipo Likert, elaborada por um dos autores para perceber a visão dos discentes sobre CTSA. Apesar das dificuldades em utilizar as habilidades de letramento científico no TOSLS, os alunos apresentaram bons resultados na escala tipo Likert. Podemos perceber, assim, uma visão crítica sobre a relação CTSA. 

Biografie autore

Debora Dalila da Silva Almeida Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pedagoga, especialista em educação e contemporaneidade e mestranda em ensino pelo IFRN.

Albino Oliveira Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil(2014)
Professor de Ensino Básico,Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte , Brasil

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Ceará, Brasil(2013)
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte , Brasil

Pubblicato

2020-12-18

Fascicolo

Sezione

Revisão Teórica