SUPER TRUNFO VACINAS: CARTAS NA MANGA PARA ABORDAR IMUNIZAÇÃO

Autori

  • Patrícia do Socorro de Campos da Silva Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Programa de Pós graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ), (BRASIL)
  • Luiz Alberto de Souza Filho Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Programa de Pós graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ), (BRASIL)
  • Priscilla Guimarães Zanella Diniz Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Programa de Pós graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ), (BRASIL)
  • Roberta Rodrigues da Matta Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Programa de Pós graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ), (BRASIL)
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Departamento de Ciências Biológicas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte (MG), (BRASIL) Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Programa de Pós graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ), (BRASIL)

Abstract

O objetivo deste trabalho foi criar um jogo que possa ser utilizado como estratégia educativa para tratar do tema vacinação. Foi utilizada uma abordagem descritiva para o processo de criação das cartas. As informações foram retiradas de sites oficiais do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para revisão do material, os autores contaram com a avaliação de um especialista na área. O material educativo seguiu o modelo do jogo Super Trunfo, distribuído pela Grow no Brasil, que consiste em cartas colecionáveis que podem ser tomadas dos outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta. Através das informações contidas nas cartas é possível desenvolver discussões a respeito das doenças enfrentadas no Brasil, assim como a diferença na tipologia das vacinas e de seus processos de criação. Por fim, o jogo pode, ainda, aproximar os conhecimentos associados ao calendário vacinal dos interesses das crianças e adolescentes, de forma lúdica, contextualizada e prazerosa.

Biografia autore

Luiz Alberto de Souza Filho, Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Programa de Pós graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ), (BRASIL)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2016-2020). Foi Bolsista de Iniciação Científica em Divulgação Científica pela FAPERJ (2019-2021).

Pubblicato

2022-02-11

Fascicolo

Sezione

Produtos Educacionais