AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE LETRAS

Autores

  • Paula Elisie Madoglio Izidoro Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Simone Luccas Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

Enquanto professores, entendemos que avaliar é uma prática constante no exercício da profissão. Entretanto, teóricos alegam e demonstram, por meio de suas pesquisas e produções, que, em geral, não conhecemos o processo avaliativo em toda sua complexidade e totalidade como deveríamos. A fim de contribuirmos para a formação docente é que objetivamos, com esse recorte da dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEN/UENP, trazer resultados de entrevistas realizadas com licenciandos em Letras, utilizando a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007) enquanto referencial teórico de análise dos dados, para observar o que esses professores em formação inicial compreendem sobre avaliação. A presente proposta discute conceitos de avaliação, seus tipos (diagnóstica, formativa e somativa), enfatizando a tipologia formativa na modalidade de avaliação pelos pares. Nossos resultados indicam que os professores em estágio inicial de formação reconhecem que o método de avaliação está ultrapassado e em desuso, contudo, não demonstram vontade de alterá-lo. É essa concepção tradicional de avaliação, utilizada ao término de cada fase educacional, que indica uma maior tendência a replicá-la quando estiverem lecionando em sala de aula.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN