A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE DO PROFESSOR

Autores

Resumo

Este estudo objetiva analisar a relação entre a formação continuada em serviço e a na formação da individualidade docente. Para tanto, observa-se a proposta de formação em serviço adotada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal/Brasil para as escolas públicas, destacando a existência de espaço-tempo para a formação continuada no espaço escolar. Compreende-se a formação em serviço como um espaço produtivo para discussões e reflexões sobre a prática docente, considerando a tensão entre a generalidade e particularidade docente como enriquecedora para a formação da individualidade em níveis mais elevados. As questões-problema que nortearam a pesquisa foram: Como é organizada a formação continuada em serviço para os professores da rede pública no Distrito Federal? Quais elementos contribuem para a formação da individualidade docente? A formação continuada desenvolvida na coordenação pedagógica favorece a formação da individualidade em níveis mais avançados? Utilizando os pressupostos do materialismo histórico-dialético e a prevalência da abordagem qualitativa, aplicou-se questionários e entrevista semiestruturada a seis professores da SEDF/DF. A análise dos dados foi conduzida pela metodologia do Núcleo de Significação. Resultados preliminares destacam a importância da formação continuada na apropriação de conhecimentos mais avançados, promovendo o desenvolvimento da individualidade docente em estágios superiores. Este estudo visa fornecer subsídios teóricos e metodológicos para que haja o repensar das formações continuadas em serviço.

Biografia do Autor

Lívia Gonçalves de Oliveira

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília- UnB. Professora da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.

Guilherme Augusto Ferreira

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília- UnB. Professor da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.

Edileuza Fernandes Silva

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília- UnB. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN