AS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE TRABALHOS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

Resumo

O ensino de matemática na educação de surdos apresenta-se como o tema central desta pesquisa que teve como objetivo investigar de que forma estavam caracterizadas as teses e dissertações voltadas para a educação de surdos, em uma perspectiva da inclusão escolar, e que envolviam as Tendências em Educação Matemática. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Após a coleta e análise dos dados conforme critérios da revisão sistemática, 24 trabalhos constituem o portfólio final deste estudo. Como resultado, destacou-se que a tendência em educação matemática mais utilizada foi a Tecnologias de Informação e Comunicação, seguida pela Etnomatemática. Por outro lado, não se obteve nenhuma pesquisa relacionada com a História da Matemática ou com a Análise de Erros. Aponta-se a necessidade de que propostas diferenciadas para o ensino de matemática sejam elaboradas a fim de contribuir como o ensino de matemática para os alunos surdos.

Biografia do Autor

Mariana Machado

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Pato Branco.

Edinéia Zarpelon

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Pato Branco.

Renata da Silva Dessbesel

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Dois Vizinhos.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN