PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PANDEMIA: UMA ESCUTA PEDAGÓGICA

Autores

Resumo

A formação continuada de professores numa perspectiva humanística pode desenvolver uma escuta pedagógica que valoriza a singularidade de cada momento vivenciado. Nesse sentido, essa pesquisa buscou compreender as experiências de professoras da área de Ciências da Natureza de escolas públicas que ministraram aula no formato remoto no período caótico de pandemia da COVID-19. A pesquisa foi de natureza qualitativa, a constituição do material empírico foram quatro escritas de relatos de experiência das professoras das áreas mencionadas e para a compreensão do material empírico da Análise utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD).  Alguns núcleos de compreensões emergiram, a citar: formação continuada permanente, professor youtuber, desigualdade social, entre outros. Para além, emergiram alguns questionamentos: Por que ocorreu a evasão/abandono e ou expulsão do/da estudante? Os/as estudantes tinham acesso aos recursos tecnológicos, o acesso à internet existiu? Por fim, essa pesquisa proporcionou dialogar com as professoras da escola que atuaram na pandemia, o relato de experiência foi um momento de escuta, não apenas de ouvir as professoras, mas de disponibilizar um tempo para compreender as vivências destas experiências num período tão caótico de pandemia.

Biografia do Autor

Débora Fabiane Santana Pereira

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – professora de Química na Educação Básica da Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul.

Adriana Marques-de-Oliveira

Professora da Educação Química na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN