O SISTEMA ELEITORAL PROPORCIONAL BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Autores

  • Manoel Lucival da Silva Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Marcelo de Jesus dos Santos Gonçalves
  • Matheus dos Santos Martins
  • Gleison De Jesus Marinho Sodré Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

Este trabalho objetivou evidenciar o papel das simulações empíricas com alunos do ensino básico como instrumentos para a formação de cidadãos críticos a partir dos questionamentos dos modelos matemáticos utilizados no sistema eleitoral brasileiro proporcional. Os aspectos metodológicos levaram em conta um estudo qualitativo de caráter descritivo, procura compreender e analisar o modelo matemático do Sistema Eleitoral Proporcional Brasileiro que foi trabalhado com seis turmas da 3ª série do Ensino Médio da Escola de Aplicação da UFPA (Universidade Federal do Pará). O saber matemático, presente no modelo matemático do Sistema Eleitoral Proporcional Brasileiro, pode ser visto de forma nebulosa para quem não detém tal conhecimento, e o seu domínio ou interpretação infere no “poder formatador” da sociedade, por ser considerado como um “meio de transformação social”. Este trabalho foi desenvolvido pensando especificamente, no meio educacional, e tem como objetivo corroborar com o desenvolvimento do conhecimento matemático e no processo de formação de cidadãos mais críticos (alunos), para que possam atuar de forma autônoma, consciente, sendo capazes de tomar decisões relevantes para a vida em sociedade. Os resultados encontrados na empiria de formação revelaram que os estudantes conseguiram estabelecer certas relações entre a matemática e a vida, propiciando assim transformações significativas na formação e emancipação dos nossos alunos como cidadãos.

Biografia do Autor

Manoel Lucival da Silva Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Matemática. Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará e PROFMAT(UFPA).

Marcelo de Jesus dos Santos Gonçalves

Mestre em Matemática pelo PROFMAT-UFPA.

Matheus dos Santos Martins

Mestre em Matemática pelo PROFMAT-UFPA.

Gleison De Jesus Marinho Sodré , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação Matemática. Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN