PRODUTO EDUCACIONAL: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE

Autores

  • Regiane Cardoso de Andrade
  • Bruna Beatriz Cavalline Silva
  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Universidade Estadual Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio (UENP)
  • Marília Bazan Blanco Universidade Estadual Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio (UENP)

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar o desenvolvimento e implementação do Produto Educacional “Curso de formação continuada: contribuições da Aprendizagem Significativa para o ensino de alunos com Deficiência Intelectual leve” desenvolvido, implementado e analisado para docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e elaborado com a finalidade de propor estratégias e instrumentos facilitadores da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para o ensino de alunos com Deficiência Intelectual Leve, na perspectiva da Educação Inclusiva. Por meio deste produto educacional foi possível investigar como uma formação continuada para docentes, utilizando os aportes da Teoria da Apredizagem Significativa, pode contribuir para o ensino de alunos com Deficiência Intelectual leve na rede regular de ensino. Nos aspectos metodológicos, destacam-se aspectos do curso. O curso foi construído em formato híbrido, com 10 aulas, sendo seis presenciais e quatro on-line, com suporte da Plataforma Google Classroom®. Durante a aplicação do curso, 20 passos de atividades foram elaborados por meio do aprofundamento teórico e apresentados aos professores. Ao final do Curso, foi requisitado que cada participante relatasse como foi sua experiência sendo que a implementação resultou como satisfatória, promovendo contribuições na aprendizagem deles e oportunizando conhecimentos sobre novas formas de ensinar por meio de estratégias diferenciadas e trocas de experiências. Considera-se então que devem ser estimuladas pesquisas que apresentem Produtos Educacionais, principalmente, aqueles que, de pronta aplicação no dia a dia das escolas, alcance de fato a inclusão de alunos com necessidades diferenciadas.

Biografia do Autor

Regiane Cardoso de Andrade

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campos Cornélio Procópio.

Bruna Beatriz Cavalline Silva

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campos Cornélio Procópio.

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Universidade Estadual Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio (UENP)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Marília Bazan Blanco , Universidade Estadual Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio (UENP)

Docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN