VIRTUDES EPISTÊMICAS EM PROJETOS INTEGRADORES DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES PARA A ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Tseng Hsiao Hsuan Universidade Federal da Grande Dourados
  • Dália Melissa Conrado Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Bruno dos Santos Simões Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Considerando os problemas associados à falta de capacitação do cidadão para lidar com o conhecimento científico; a necessidade de perspectivas educacionais inter e transdisciplinar que priorizem o diálogo entre saberes populares e científicos; e ao incipiente preparo docente para lidar com toda a mudança curricular brasileira, este trabalho teve por objetivo investigar como as virtudes epistêmicas estão associadas a atividades de ensino e de aprendizagem em projetos integradores de um livro didático de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, realizamos uma pesquisa documental exploratória, adotando a análise de conteúdo, por meio da avaliação das atividades propostas em seis projetos integradores de um livro didático do Ensino Médio. As virtudes epistêmicas encontradas nos projetos e discutidas nesta pesquisa foram: precisão intelectual, criticidade, rigor, objetividade, curiosidade intelectual, concentração, atenção, cuidado, determinação, responsabilidade, autonomia e tomada de decisão. Consideramos que, apesar de presentes nas atividades dos projetos, a visão sobre as virtudes epistêmicas neste livro didático é ainda superficial, demandando um preparo docente para melhor lidar com as características e os requisitos dos projetos integradores, de modo a contribuir para alcançar os objetivos educacionais solicitados pelos currículos nacionais.

Biografia do Autor

Tseng Hsiao Hsuan, Universidade Federal da Grande Dourados

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat), Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), Brasil.

Dália Melissa Conrado, Universidade Federal da Grande Dourados

PPGECMat, UFGD, MS, INCT – INTREE, Brasil.

Ademir de Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

FACET, PPGECMat, UFGD, MS, Brasil.

Bruno dos Santos Simões, Universidade Federal da Grande Dourados

FACET, PPGECMat, UFGD, MS, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN