BIBLIOMETRIA DA PRODUÇÃO EDITORIAL DE LITERATURA SURDA NO PERÍODO DE 2005 A 2015

Autores

  • Tatiane Valau Pereira Damasceno
  • Eduardo Filgueiras Damasceno Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Uma vez que há pouca divulgação e representação da cultura surda na sociedade moderna, este trabalho visa apresentar uma pesquisa bibliométrica da produção editorial de Literatura Surda compreendida entre os anos de 2005 a 2015, objetivando divulgar e valorizar a cultura surda e seus expoentes literatos. Além disso, esta relação visa contribuir para a ciência da linguagem humana e sua contextualização cultural na sociedade, uma vez que tanto a comunidade surda quanto a comunidade ouvinte terão mais esta fonte de informações sobre o que foi produzido neste período de 10 anos. A Metodologia aplicada aqui é a de catalogação bibliográfica que usará como fonte de pesquisa a web, com o foco na identidade e na cultura surda, como diferente e não como patológica. Assim, serão catalogados apenas títulos que respeitam e valorizam a cultura surda. Almeja-se constatar se, a partir da lei que oficializou a Libras enquanto língua da comunidade surda, houve um crescimento da Literatura Surda disponível no mercado editorial. Ao término do levantamento bibliométrico constatou-se que a produção de Literatura Surda nesse decênio foi substancial, ainda é uma área nova, mas que tem crescido como consequência da valorização da cultura e da linguagem da comunidade surda, assim foram catalogadas diversas obras traduzidas para a cultura surda, traduzidas e adaptadas à cultura surda e de autoria de escritores surdos.

Biografia do Autor

Tatiane Valau Pereira Damasceno

Graduação em Licenciatura em Letras com Habilitação Português - Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Especialização em Práticas de Leitura e Produção de Textos pela Universidade de Rio Verde (2007)

Eduardo Filgueiras Damasceno, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

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Publicado

2017-12-12

Edição

Seção

Revisão Teórica