RELATOS DA EXPERIÊCIA DO JORNAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA “RP INFORMA”: O JORNAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Emanuelly Torres Nunes Secretaria de Estado da Educação de Alagoas
  • Hérika Rafaella Soares da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Maria Torres da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Marina Sales de Magalhães Universidade Federal de Alagoas
  • José Carlos Ferreira dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • João Ricardo Tavares de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Regiane Marta Cassimiro de Farias Universidade Federal de Alagoas

Resumo

sse estudo descreve as contribuições da produção de um jornal de divulgação científica para formação de professores de Física. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo relato de experiência. O “RP informa” consistiu num jornal de periodicidade mensal que teve como objetivo a divulgação de notícias relacionadas a diversos temas, com destaque aos temas científicos e educacionais. O jornal foi idealizado, organizado e elaborado em conjunto por um grupo de seis residentes e os estudantes da escola-campo que sediou esse projeto. Cada um dos residentes ficou responsável por um grupo de estudantes, que por sua vez constituíam a equipe de edição de cada uma das colunas. Um residente foi escolhido como editor chefe. Dentre as colunas que compõem o jornal, é possível encontrar entrevistas com o corpo docente e discente da escola, matérias que buscam expor o trabalho realizado por mulheres nas diversas áreas das ciências, indicações de filmes de ficção científica e os conceitos que podem ser observados nessas obras, análise de mitos científicos que se propagam em sociedade na forma de “senso comum”, caça-palavras científico e notícias relacionadas ao dia-a-dia dos alunos na escola, cordel de física e charges com temas de ciências. Como resultados, constata-se que os processos envolvidos desde o planejamento até a socialização do jornal “RP Informa” contribuíram para o fortalecimento da unidade teoria-prática e para o engajamento dos residentes com a comunidade escolar, sobremaneira com os alunos. Trata-se de um potente recurso de integração e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020/UFS). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/CEDU/UFAL), dos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL), do curso de Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL). É também professor Permanente e Coordenador (Biênio 2020/2022) do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP/UFAL/Campus Arapiraca). É membro da Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS/CNPq). Tem interesse em pesquisas acerca da relação entre Educação em Ciências, Tecnologias Educacionais e Análises interseccionais de Gênero, Raça e Classe

Emanuelly Torres Nunes, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática no programa de Pós-graduação de stricto sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Física Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca-AL. Participei durante dois anos do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), financiado pela CAPES, na Universidade de Coimbra, Coimbra-PT, nos seguintes anos letivos 2011/2012 e 2012/2013, com direito a dupla diplomação em Licenciatura em Física. Atuei como bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2014 a 2015. É professora efetiva de Física do estado de Alagoas desde 2019. Monitora do estado desde abril de 2015, atuando como professora de Física

Hérika Rafaella Soares da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Técnica em Eletrotécnica (2016) pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. Licenciada em Física pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Participou do Programa de Residência Pedagógica

Ana Maria Torres da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é Licenciada em Física pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Participou do Programa Institucional de Bolsa de iniciação a Docência e do Programa de Residência Pedagógica

Marina Sales de Magalhães, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é graduanda em Física pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e do Programa de Residência Pedagógica.

José Carlos Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é graduando em Física pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Participou do Programa de Residência Pedagógica.

João Ricardo Tavares de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é Licenciado em Física pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Participou do Programa de Residência Pedagógica.

Regiane Marta Cassimiro de Farias, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é licenciada Física pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Participou do Programa de Residência Pedagógica

Downloads

Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

Produtos Educacionais