RELATOS DA EXPERIÊCIA DO JORNAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA “RP INFORMA”: O JORNAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Resumo
sse estudo descreve as contribuições da produção de um jornal de divulgação científica para formação de professores de Física. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo relato de experiência. O “RP informa” consistiu num jornal de periodicidade mensal que teve como objetivo a divulgação de notícias relacionadas a diversos temas, com destaque aos temas científicos e educacionais. O jornal foi idealizado, organizado e elaborado em conjunto por um grupo de seis residentes e os estudantes da escola-campo que sediou esse projeto. Cada um dos residentes ficou responsável por um grupo de estudantes, que por sua vez constituíam a equipe de edição de cada uma das colunas. Um residente foi escolhido como editor chefe. Dentre as colunas que compõem o jornal, é possível encontrar entrevistas com o corpo docente e discente da escola, matérias que buscam expor o trabalho realizado por mulheres nas diversas áreas das ciências, indicações de filmes de ficção científica e os conceitos que podem ser observados nessas obras, análise de mitos científicos que se propagam em sociedade na forma de “senso comum”, caça-palavras científico e notícias relacionadas ao dia-a-dia dos alunos na escola, cordel de física e charges com temas de ciências. Como resultados, constata-se que os processos envolvidos desde o planejamento até a socialização do jornal “RP Informa” contribuíram para o fortalecimento da unidade teoria-prática e para o engajamento dos residentes com a comunidade escolar, sobremaneira com os alunos. Trata-se de um potente recurso de integração e de aprendizagem.