Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora

Autores/as

  • Emanoela Mendes da Silva UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
  • Ana Maria Esteves Bortolanza Universidade do Sul de Santa Catarina

Resumen

  Este artigo tem como temática a literatura infantil na Educação Infantil destacando seu papel fundamental para uma educação humanizadora. O objetivo é explorar por meio da pesquisa bibliográfica o texto literário apontando possibilidades de exploração da literatura na Educação Infantil. Insere-se na problemática da relação da criança com a cultura literária, particularmente, com os textos literários por meio da contação/leitura de histórias e outras atividades, o que requer que o professor conheça a criança e seu desenvolvimento, a literatura infantil e como trabalhar o texto literário com crianças pequenas. Justifica-se a opção pela temática tendo em vista que a literatura é um bem cultural essencial para a educação humanizadora da criança. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de textos impressos e digitais sobre a literatura infantil e seu papel no desenvolvimento da criança. Os resultados evidenciam que as atividades na Educação Infantil com textos literários, mediadas pelo professor, são imprescindíveis para o desenvolvimento pleno da criança, particularmente da imaginação e do pensamento. Conclui-se com a apresentação de algumas fontes para o trabalho pedagógico com a literatura para crianças que pode contribuir para uma educação humanizadora na Educação Infantil.     

Biografía del autor/a

Emanoela Mendes da Silva, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

 Aluna do curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Tubarão, SC   

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade do Sul de Santa Catarina

Docente/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL.

 

Docente do curso de Pedagogia - UNISUL

  

Publicado

2020-07-21