Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora

Autores

  • Emanoela Mendes da Silva UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
  • Ana Maria Esteves Bortolanza Universidade do Sul de Santa Catarina

Resumo

  Este artigo tem como temática a literatura infantil na Educação Infantil destacando seu papel fundamental para uma educação humanizadora. O objetivo é explorar por meio da pesquisa bibliográfica o texto literário apontando possibilidades de exploração da literatura na Educação Infantil. Insere-se na problemática da relação da criança com a cultura literária, particularmente, com os textos literários por meio da contação/leitura de histórias e outras atividades, o que requer que o professor conheça a criança e seu desenvolvimento, a literatura infantil e como trabalhar o texto literário com crianças pequenas. Justifica-se a opção pela temática tendo em vista que a literatura é um bem cultural essencial para a educação humanizadora da criança. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de textos impressos e digitais sobre a literatura infantil e seu papel no desenvolvimento da criança. Os resultados evidenciam que as atividades na Educação Infantil com textos literários, mediadas pelo professor, são imprescindíveis para o desenvolvimento pleno da criança, particularmente da imaginação e do pensamento. Conclui-se com a apresentação de algumas fontes para o trabalho pedagógico com a literatura para crianças que pode contribuir para uma educação humanizadora na Educação Infantil.     

Biografia do Autor

Emanoela Mendes da Silva, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

 Aluna do curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Tubarão, SC   

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade do Sul de Santa Catarina

Docente/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL.

 

Docente do curso de Pedagogia - UNISUL

  

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos