A operação linguístico-discursiva de acréscimo na reescrita de textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental

Autori

  • Luan Tarlau Balieiro Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Parole chiave:

Reescrita, Operação linguístico-discursiva, Acréscimo, Revisão, Ensino Fundamental.

Abstract

Este artigo tem por objetivo estudar a atividade de reescrita, a partir da revisão efetuada por professor, com enfoque na operação linguístico-discursiva de acréscimo, dentre as quatro estruturadas por Fabre (1986): adição ou acréscimo, substituição, supressão e deslocamento. O texto respalda-se a partir dos estudos da Linguística Aplicada no funcionamento da escrita em língua materna. O material investigado são produções do gênero discursivo Conto de Mistério redigidas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, pertencentes a rede pública da região Noroeste do Estado do Paraná. O método utilizado centra-se nos exemplos evidenciados na pesquisa de Gasparotto (2014). Os resultados demonstram que o processo de reescrita favorece à concatenação textual, valendo-se da relevância dos comentários escritos da educadora à produção do aprendiz mediante a aplicabilidade da operação linguístico-discursiva de acréscimo. 

 

Biografie autore

Luan Tarlau Balieiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Graduando do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participante do projeto de iniciação científica (PIC) intitulado "Operações linguístico-discursivas na reescrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental", inserido na área de Linguística Aplicada, sob a orientação de Renilson José Menegassi. Endereço eletrônico: luan.tarlau@gmail.com. 

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado do departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É líder do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPQ). Endereço eletrônico: renilson@wnet.com.br. 

Pubblicato

2017-09-15

Fascicolo

Sezione

Artigos