A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna

Autores

  • Ruy Martins dos Santos Batista Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras-Estudos Linguístico da Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Joanes Magalhães Lima Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Sociolinguística. Variação e Mudança. Ensino. Língua Materna.

Resumo

Nas últimas três décadas, muitos pesquisadores dos Estudos da Linguagem (BAGNO, 2007; TARALLO, 2001, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005) têm se dedicado a investigações no campo da Sociolinguística, insistindo que hodiernamente não é mais possível pensar no ensino de Língua Materna (LM) sem levar em consideração o conjunto das variantes sociais. Nesse sentido, sabendo que a língua não é estável e que é constituída de um conjunto de variáveis, o presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama dos estudos sociolinguísticos, além de uma reflexão acerca do ensino de Língua Materna. Nesse contexto, a presente pesquisa se insere na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-descritivo, embasada em pesquisadores e teóricos que têm a temática em questão como foco. Destarte, compreendemos que os estudos sociolinguísticos têm uma significativa relevância no ensino de LM, por permitir que o contexto sócio-histórico dos usuários da língua seja considerado. 

Biografia do Autor

Ruy Martins dos Santos Batista, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras-Estudos Linguístico da Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras-Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Tocantins

Joanes Magalhães Lima, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Programa de Pós-Graduação em Letras-Estudos Linguístico da Universidade Federal do Tocantins - UFT

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Artigos