O RODÍZIO DE SABERES COMO ALTERNATIVA AOS SEMINÁRIOS: ANÁLISE DE SUA VIABILIDADE PELO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO DE ESTUDANTES

Autores

  • Roseday Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Diego Mota Colégio Pedro II
  • Denise Rocha Correa Lannes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

As questões referentes à escolarização assumem importância maior à medida que seus papeis são mais discutidos na contemporaneidade. Na grande área da educação, discussões sobre didática, metodologias, inovação e formas de aprendizagem são muito frequentes. Contudo, apesar das diversas iniciativas, existe uma demanda para a criação de novos produtos educacionais e a necessidade de sua divulgação e experimentação. O presente estudo discorre sobre a proposta pedagógica Rodízio de Saberes (RdS), um produto educacional elaborado como uma alternativa aos seminários, buscando superar algumas limitações plausíveis em sua utilização. O RdS é um recurso fundamentado pela Zona de Desenvolvimento Proximal e pela Taxonomia de Bloom. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a viabilidade pedagógica desta ferramenta em uma turma de ensino médio. A investigação gravita em torno dos depoimentos dos estudantes coletados após sua experiência com o RdS, com o aporte metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam o RdS como uma estratégia didática eficaz e produtiva para aperfeiçoar a apresentação de trabalhos na sala de aula. Sua interatividade, protagonismo e diminuição da tensão nas apresentações são destacados nos discursos dos alunos. Conforme foi verificado nas respostas dos estudantes, o compartilhamento entre os pares coloca em ação as teorias de aprendizagem que fundamentaram sua elaboração. Apresentamos, com base nos resultados, uma possibilidade de colaboração para a aprendizagem entre os estudantes como alternativa didática à tradicional estrutura dos seminários. 

Biografia do Autor

Roseday Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo IBqM- Instituto de Bioquímica Médica/UFRJ. Especialista em Biologia pela Universidade de Nova Iguaçu e em Ensino de Ciências e Biologia pelo Departamento de Bioquímica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) -Em Formação/ Pesquisas em Educação - IBqM/UFRJ- Linha de pesquisa em Práxis pedagógica e Avaliação: práticas e saberes educativos.Coordenadora de Atividades do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo IBqM/UFRJ. Professora titular de Biologia - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro atuando na SUPED- Superintendência Pedagógica - Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional, responsável pela Educação Indígena, Quilombola e pelo Comitê Étnico Racial. Representante SEEDUC/RJ dos Saberes Indígenas MEC. Membro do CEDDH-Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, CEDINE- Conselho Estadual dos Direitos do Negro, CEDIND- Conselho Estadual dos Direitos Indígenas e CEEI/RJ - Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena. Avaliador Educacional das práticas pedagógicas e gerenciais nos Territórios Etnoeducacionais - SASE/MEC

Diego Mota, Colégio Pedro II

Sou biólogo, especialista em Ensino de Ciências e mestre em Biologia Geral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sou professor de Biologia do Colégio Pedro II e pesquisador do Laboratório em Formação. Este laboratório está inserido no Programa de Pós Graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis da UFRJ. Minha linha de pesquisa envolve Currículo, Avaliação, Políticas Educacionais, Representações Sociais..

Denise Rocha Correa Lannes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado na área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora Associado do Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ) onde é coordenadora da pós-graduação lato sensu - Especialização em Ensino de Ciências e da pós-graduação stricto-sensu - Mestrado Profissional. É professora colaboradora da área de Prática Docente, da Diretoria de Extensão, do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj). É Editora Chefe da Revista Em Formação. Coordenadora da equipe de elaboração do "Currículo Mínimo" da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, para as modalidades do Ensino Regular, EJA e Curso Normal - Formação de Professores. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão e Divulgação Científica, com ênfase na pesquisa nas áreas de Práxis Pedagógica e Representações Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade profissional, currículo, processos avaliativos e interação arciência.

 

Downloads

Publicado

2018-07-03

Edição

Seção

Produtos Educacionais