O RODÍZIO DE SABERES COMO ALTERNATIVA AOS SEMINÁRIOS: ANÁLISE DE SUA VIABILIDADE PELO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO DE ESTUDANTES
Abstract
As questões referentes à escolarização assumem importância maior à medida que seus papeis são mais discutidos na contemporaneidade. Na grande área da educação, discussões sobre didática, metodologias, inovação e formas de aprendizagem são muito frequentes. Contudo, apesar das diversas iniciativas, existe uma demanda para a criação de novos produtos educacionais e a necessidade de sua divulgação e experimentação. O presente estudo discorre sobre a proposta pedagógica Rodízio de Saberes (RdS), um produto educacional elaborado como uma alternativa aos seminários, buscando superar algumas limitações plausíveis em sua utilização. O RdS é um recurso fundamentado pela Zona de Desenvolvimento Proximal e pela Taxonomia de Bloom. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a viabilidade pedagógica desta ferramenta em uma turma de ensino médio. A investigação gravita em torno dos depoimentos dos estudantes coletados após sua experiência com o RdS, com o aporte metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam o RdS como uma estratégia didática eficaz e produtiva para aperfeiçoar a apresentação de trabalhos na sala de aula. Sua interatividade, protagonismo e diminuição da tensão nas apresentações são destacados nos discursos dos alunos. Conforme foi verificado nas respostas dos estudantes, o compartilhamento entre os pares coloca em ação as teorias de aprendizagem que fundamentaram sua elaboração. Apresentamos, com base nos resultados, uma possibilidade de colaboração para a aprendizagem entre os estudantes como alternativa didática à tradicional estrutura dos seminários.