GUIA DO EDUCADOR PARA A 1ª TEMPORADA DA SÉRIE ANIMADA OZZY & DRIX
Abstract
Ao favorecer a repetição e memorização, o ensino tradicional afasta os estudantes de uma aplicação prática e contextualizada dos conteúdos ensinados. Além de um ensino de ciências nesse modelo ir contra o que é preconizado na política educacional brasileira, algumas temáticas, principalmente as mais abstratas e de difícil visualização (como a microbiologia e a imunologia), demandam métodos que atraiam mais a atenção dos estudantes e permitam uma efetiva consolidação do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, instituições de ensino diferentes não têm os mesmos recursos à sua disposição, então há a necessidade de se desenvolver novas estratégias didático-pedagógicas pouco onerosas e que fomentem a formação de cidadãos críticos ao mesmo tempo em que permitem o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC. Um exemplo que se encaixa nesse sentido são as mídias audiovisuais, que atuam na transmissão de informações tanto de forma visual quanto auditiva e permitem interpretações individuais diferenciadas. Mas o uso de recursos desse tipo também demanda uma meticulosa preparação e planejamento das atividades que serão realizadas em sala de aula. À vista disso, o presente trabalho propõe um guia do educador, um roteiro-base de aula, para professores do 7º ano do Ensino Fundamental que queiram se utilizar da série animada Ozzy e Drix para auxiliar em suas aulas de Ciências/Biologia.