GUIA DO EDUCADOR PARA A 1ª TEMPORADA DA SÉRIE ANIMADA OZZY & DRIX

Autores/as

  • Isabelle da Costa Dias
  • Natã Dutra Fernandes Rahhal
  • Juliana Corrêa de Santana
  • João Batista Lopes Coelho Júnior
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumen

Ao favorecer a repetição e memorização, o ensino tradicional afasta os estudantes de uma aplicação prática e contextualizada dos conteúdos ensinados. Além de um ensino de ciências nesse modelo ir contra o que é preconizado na política educacional brasileira, algumas temáticas, principalmente as mais abstratas e de difícil visualização (como a microbiologia e a imunologia), demandam métodos que atraiam mais a atenção dos estudantes e permitam uma efetiva consolidação do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, instituições de ensino diferentes não têm os mesmos recursos à sua disposição, então há a necessidade de se desenvolver novas estratégias didático-pedagógicas pouco onerosas e que fomentem a formação de cidadãos críticos ao mesmo tempo em que permitem o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC. Um exemplo que se encaixa nesse sentido são as mídias audiovisuais, que atuam na transmissão de informações tanto de forma visual quanto auditiva e permitem interpretações individuais diferenciadas. Mas o uso de recursos desse tipo também demanda uma meticulosa preparação e planejamento das atividades que serão realizadas em sala de aula. À vista disso, o presente trabalho propõe um guia do educador, um roteiro-base de aula, para professores do 7º ano do Ensino Fundamental que queiram se utilizar da série animada Ozzy e Drix para auxiliar em suas aulas de Ciências/Biologia.

Biografía del autor/a

Isabelle da Costa Dias

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade União Araruama de Ensino (UNILAGOS).

Natã Dutra Fernandes Rahhal

Mestre em Engenharia de Biossistemas pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Juliana Corrêa de Santana

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade União Araruama de Ensino (UNILAGOS)

João Batista Lopes Coelho Júnior

Mestre em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS. Professor do programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde – PG-EBS, IOC, FIOCRUZ. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Publicado

2023-06-29

Número

Sección

Produtos Educacionais