UTILIZANDO O GOOGLE FORMS EM UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA GAMEFICADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Sérgio Renato Pereira Rede Municipal de Ipatinga e Faculdade Pitágoras de Ipatinga
  • Frederico da Silva Reis Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Abstract

Este artigo apresenta um Produto Educacional advindo de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa, basicamente qualitativa em seus pressupostos e metodologia, contemplou a apresentação e a exploração de diversas ferramentas da plataforma Google for Education em encontros de formação continuada com professores de Matemática. A atividade matemática que constitui essencialmente o Produto Educacional foi elaborada e implementada no Google Forms, buscando considerar alguns elementos de uma metodologia ativa chamada gameficação. Após a realização e a avaliação da atividade por parte dos professores participantes, de forma unânime, foram destacadas as contribuições específicas da atividade matemática gameficada para a prática docente de Matemática no Ensino Fundamental, para a aprendizagem dos alunos em habilidades relacionadas a funções e, ainda, para a formação do professor em relação à utilização de Tecnologias Digitais no contexto educacional. Mais geralmente, as conclusões da pesquisa revelaram que as oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento profissional foram as grandes contribuições para a formação continuada dos professores de Matemática, destacadamente, a possibilidade de experimentação das ferramentas da plataforma Google for Education, dentre elas, especificadamente, o Google Forms. Nas considerações finais do artigo, apontamos para a importância da elaboração de atividades matemáticas que incentivem e possibilitem aos professores de Matemática a utilização de Tecnologias Digitais de forma colaborativa e coletiva na construção de conhecimentos matemáticos, junto aos seus pares e aos seus alunos.  

Author Biographies

Sérgio Renato Pereira, Rede Municipal de Ipatinga e Faculdade Pitágoras de Ipatinga

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É Professor de Matemática da Rede Municipal de Ipatinga e da Faculdade Pitágoras de Ipatinga.

Frederico da Silva Reis, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Professor Titular do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. É Professor Adjunto II do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Published

2024-09-02

Issue

Section

Artigos