UTILIZANDO O GOOGLE FORMS EM UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA GAMEFICADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo apresenta um Produto Educacional advindo de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa, basicamente qualitativa em seus pressupostos e metodologia, contemplou a apresentação e a exploração de diversas ferramentas da plataforma Google for Education em encontros de formação continuada com professores de Matemática. A atividade matemática que constitui essencialmente o Produto Educacional foi elaborada e implementada no Google Forms, buscando considerar alguns elementos de uma metodologia ativa chamada gameficação. Após a realização e a avaliação da atividade por parte dos professores participantes, de forma unânime, foram destacadas as contribuições específicas da atividade matemática gameficada para a prática docente de Matemática no Ensino Fundamental, para a aprendizagem dos alunos em habilidades relacionadas a funções e, ainda, para a formação do professor em relação à utilização de Tecnologias Digitais no contexto educacional. Mais geralmente, as conclusões da pesquisa revelaram que as oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento profissional foram as grandes contribuições para a formação continuada dos professores de Matemática, destacadamente, a possibilidade de experimentação das ferramentas da plataforma Google for Education, dentre elas, especificadamente, o Google Forms. Nas considerações finais do artigo, apontamos para a importância da elaboração de atividades matemáticas que incentivem e possibilitem aos professores de Matemática a utilização de Tecnologias Digitais de forma colaborativa e coletiva na construção de conhecimentos matemáticos, junto aos seus pares e aos seus alunos.