EXPLORANDO O SISTEMA SOLAR: ANÁLISE DA ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS
Abstract
Astronomia, uma Ciência antiga e em constante evolução, demanda a atualização dos livros didáticos e o uso de materiais paradidáticos pelos professores de Ciências. Essa necessidade é impulsionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela rápida disseminação de informações à população em geral. Com base nesse contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar a abordagem do Sistema Solar nos livros didáticos utilizados na Educação Básica em Caçapava do Sul/RS. A pesquisa verificou a relação desses livros com a BNCC e considerou escolas da rede pública e privada. A análise dos livros didáticos revelou a carência de ênfase na discussão do eixo temático Terra e Universo, mesmo este tratando-se de um dos temas propostos pela BNCC e pelo Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Tendo em vista pressupostos teóricos emergentes da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, os quais balizam este artigo, sugere-se que futuras pesquisas explorem estratégias didáticas para abordar o tema de maneira mais aprofundada, atualizada e envolvente. Isso incluiria a incorporação de atividades práticas e o uso de recursos visuais que representem adequadamente as escalas e proporções do Sistema Solar.