EXPLORANDO O SISTEMA SOLAR: ANÁLISE DA ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS

Autori

  • Ionara da Luz Menezes
  • Rafhael Brum Werlang Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Abstract

Astronomia, uma Ciência antiga e em constante evolução, demanda a atualização dos livros didáticos e o uso de materiais paradidáticos pelos professores de Ciências. Essa necessidade é impulsionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela rápida disseminação de informações à população em geral. Com base nesse contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar a abordagem do Sistema Solar nos livros didáticos utilizados na Educação Básica em Caçapava do Sul/RS. A pesquisa verificou a relação desses livros com a BNCC e considerou escolas da rede pública e privada. A análise dos livros didáticos revelou a carência de ênfase na discussão do eixo temático Terra e Universo, mesmo este tratando-se de um dos temas propostos pela BNCC e pelo Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Tendo em vista pressupostos teóricos emergentes da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, os quais balizam este artigo, sugere-se que futuras pesquisas explorem estratégias didáticas para abordar o tema de maneira mais aprofundada, atualizada e envolvente. Isso incluiria a incorporação de atividades práticas e o uso de recursos visuais que representem adequadamente as escalas e proporções do Sistema Solar.

Biografie autore

Ionara da Luz Menezes

Graduada em Ciências Exatas – Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Rafhael Brum Werlang, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor associado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Caçapava do Sul/RS.

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com extensão realizada na Duke University, Estados Unidos da América. Professor Adjunto Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Caçapava do Sul/RS, incluindo o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Pubblicato

2023-12-11

Fascicolo

Sezione

Artigos