NARRATIVAS DE UM TEMPO INCERTO: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA CIRCUNSTÂNCIA DA COVID-19

Authors

  • José Silva de Araújo
  • Maria José Silva Morais Costa
  • Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
  • Maria Ana da Silva Morais Lima

Abstract

Artigo situado no campo dos estudos sobre ensino e tem como objetivo analisar o impacto do Ensino Remoto emergencial – ERE para professores, técnicos e alunos do curso de licenciatura em Letras Inglês da Universidade Federal do Acre – câmpus Floresta durante o período do isolamento decorrente da pandemia da Covid-19. O aporte teórico da pesquisa está na concepção de narrativa como intercâmbio de experiências de Walter Benjamin (1987) e na noção de sujeito da experiência de Larrosa (2002 e 2014); no marco legal a respeito de pandemia e do ensino no contexto pandêmico; no conceito de ensino de Heidegger (1987); e nas noções de Educação à distância e Ensino Remoto de Arruda (2020), Gomes (2021) e Pimenta (2020). A metodologia adotada é de abordagem qualitativa por meio da pesquisa narrativa. A análise das narrativas foi feita por meio do cotejamento tanto do seu aspecto substancial/conteudístico quanto no seu aspecto contextual/cultural. Participaram do estudo 20 sujeitos do curso de Letras Inglês, sendo 5 docentes e 15 discentes. É unânime entre eles a ideia de que o ERE foi prejudicial para a aprendizagem dos alunos de modo geral e, também, para os professores no que tange ao ensino em suas respectivas disciplinas.

Author Biographies

José Silva de Araújo

Mestrando do Programa de Pós-graduação em ensino de Humanidades e Linguagens/PPEHL/UFAC. Membro do Grupo de Investigação Leitura e Vida/GIL.

Maria José Silva Morais Costa

Professora Associada da Universidade Federal do Acre/UFAC. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em ensino de Humanidades e Linguagens/PPEHL/UFAC. Líder do Grupo de Investigação Leitura e Vida/GIL.

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGeD/UFRN.

Maria Ana da Silva Morais Lima

Professora do Instituto Federal do Acre/IFAC. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras Linguagens e Identidades/PPGLI/UFAC. Membro do Grupo de Investigação Leitura e Vida/GIL.

Published

2024-10-09