NARRATIVAS DE UM TEMPO INCERTO: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA CIRCUNSTÂNCIA DA COVID-19
Resumo
Artigo situado no campo dos estudos sobre ensino e tem como objetivo analisar o impacto do Ensino Remoto emergencial – ERE para professores, técnicos e alunos do curso de licenciatura em Letras Inglês da Universidade Federal do Acre – câmpus Floresta durante o período do isolamento decorrente da pandemia da Covid-19. O aporte teórico da pesquisa está na concepção de narrativa como intercâmbio de experiências de Walter Benjamin (1987) e na noção de sujeito da experiência de Larrosa (2002 e 2014); no marco legal a respeito de pandemia e do ensino no contexto pandêmico; no conceito de ensino de Heidegger (1987); e nas noções de Educação à distância e Ensino Remoto de Arruda (2020), Gomes (2021) e Pimenta (2020). A metodologia adotada é de abordagem qualitativa por meio da pesquisa narrativa. A análise das narrativas foi feita por meio do cotejamento tanto do seu aspecto substancial/conteudístico quanto no seu aspecto contextual/cultural. Participaram do estudo 20 sujeitos do curso de Letras Inglês, sendo 5 docentes e 15 discentes. É unânime entre eles a ideia de que o ERE foi prejudicial para a aprendizagem dos alunos de modo geral e, também, para os professores no que tange ao ensino em suas respectivas disciplinas.