VIVÊNCIAS DE PROFESSORES PRECEPTORES VINCULADOS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFGD NA PANDEMIA
Abstract
A presente pesquisa foi realizada nos primeiros dois anos da pandemia da COVID-19, o objetivo foi investigar a realidade de três professores preceptores de Química da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul (REE/MS), participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) do subprojeto do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para a constituição do material empírico utilizou-se um questionário online com 26 questões. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e para análise do material empírico utilizou-se a Análise de Conteúdo (AC). Os resultados nos indicaram acerca dos desafios de ensinar e aprender neste contexto pandêmico. Alguns núcleos de discussões incidiram na sobrecarga de trabalho devido à mudança radical de ensino que influenciou diretamente na questão emocional desses professores. Também observamos a dificuldade nas plataformas digitais e a falta desses equipamentos durante as atividades pedagógicas.