VIVÊNCIAS DE PROFESSORES PRECEPTORES VINCULADOS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFGD NA PANDEMIA

Autores

Resumo

A presente pesquisa foi realizada nos primeiros dois anos da pandemia da COVID-19, o objetivo foi investigar a realidade de três professores preceptores de Química da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul (REE/MS), participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) do subprojeto do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para a constituição do material empírico utilizou-se um questionário online com 26 questões. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e para análise do material empírico utilizou-se a Análise de Conteúdo (AC). Os resultados nos indicaram acerca dos desafios de ensinar e aprender neste contexto pandêmico. Alguns núcleos de discussões incidiram na sobrecarga de trabalho devido à mudança radical de ensino que influenciou diretamente na questão emocional desses professores. Também observamos a dificuldade nas plataformas digitais e a falta desses equipamentos durante as atividades pedagógicas.

Biografia do Autor

Sidilvânio Alencar Lima

Professor de Química na Educação Básica da Escola Pública da Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul.

Adriana Marques-de-Oliveira

Professora da Educação Química na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN