O ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA BASEADA NA METODOLOGIA CRÍTICO-SUPERADORA

Autores/as

  • Gleison Gomes de Morais Rede Municipal de Educação de Goiânia/GO
  • Humberto Luís de Deus Inácio Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação Física e Dança.

Resumen

Este texto trata do ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física, desenvolvido à luz da metodologia crítico-superadora, com o objetivo de apresentar uma sequência didático-pedagógica deste conteúdo a partir dos tipos de deslocamentos: deslizamento, andar/correr, rolamento e queda. Originou-se de uma Pesquisa-Ação e utilizou para a experimentação aulas formais de Educação Física em uma turma de 6º. ano, e para coleta de dados: questionários, diários de campo e registros iconográficos. A pesquisa revelou possibilidades significativas de ensino destas práticas, em especial como uma opção para introduzir este conteúdo na Educação Física escolar, tal qual indicado na Base Nacional Comum Curricular, com grande aceitação pela turma. Como limites listamos a escassez de materiais disponíveis e a falta deste conteúdo na formação inicial em Educação Física.

Biografía del autor/a

Gleison Gomes de Morais, Rede Municipal de Educação de Goiânia/GO

Professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia/GO.

Mestre em Educação Física / FEFD/UFG (2019)

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação Física e Dança.

Professor Associado da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2022-12-07

Número

Sección

Produtos Educacionais