PRODUTOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA PROGRAMAS PERTENCENTES À REGIÃO DA AMAZÔNIA LEGAL
Resumen
Os programas de mestrados profissionais na área de ensino têm se configurado como um lócus privilegiado de pesquisa na área educacional, possibilitando a inter-relação entre teoria e prática e se caracterizando como importante forma de atender demandas educacionais locais. Nesse sentido, o presente texto busca mapear e caracterizar produtos educacionais desenvolvidos em programas pertencentes a região da Amazônia Legal, voltados para o ensino de Matemática, em busca de compreender que tipos de materiais têm sido produzidos e como, a partir do entendimento de Produto Educacional dado pela área de Ensino, essa região pode ter suas particularidades apreciadas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento. A partir dos dados obtidos com esse estudo foi possível refletir sobre as características das produções analisadas e problematizar aspectos como a abrangência e regionalização das pesquisas e produtos educacionais analisados. O estudo fomenta ainda a reflexão quanto ao importante papel que os programas profissionais desempenham no âmbito da região da Amazônia Legal.