PRODUTOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA PROGRAMAS PERTENCENTES À REGIÃO DA AMAZÔNIA LEGAL

Autori

  • Andreia Cristina Rodrigues Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop
  • Eberson Paulo Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop

Abstract

Os programas de mestrados profissionais na área de ensino têm se configurado como um lócus privilegiado de pesquisa na área educacional, possibilitando a inter-relação entre teoria e prática e se caracterizando como importante forma de atender demandas educacionais locais. Nesse sentido, o presente texto busca mapear e caracterizar produtos educacionais desenvolvidos em programas pertencentes a região da Amazônia Legal, voltados para o ensino de Matemática, em busca de compreender que tipos de materiais têm sido produzidos e como, a partir do entendimento de Produto Educacional dado pela área de Ensino, essa região pode ter suas particularidades apreciadas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento. A partir dos dados obtidos com esse estudo foi possível refletir sobre as características das produções analisadas e problematizar aspectos como a abrangência e regionalização das pesquisas e produtos educacionais analisados. O estudo fomenta ainda a reflexão quanto ao importante papel que os programas profissionais desempenham no âmbito da região da Amazônia Legal.

Biografie autore

Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop.

Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop.

Pubblicato

2024-09-02

Fascicolo

Sezione

Artigos