CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN E VYGOTSKY PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE LÍNGUAS E CULTURAS EM CONTEXTO DE TELETANDEM
Resumen
Toda e qualquer prática social ocorre por meio da linguagem, a qual tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, se ancora nos princípios do dialogismo e do sociointeracionismo, bem como da colaboração e do teletandem. O intuito foi verificar que relações podem ser estabelecidas entre os construtos teóricos de Bakhtin e Vygotsky e a interação dialógica em sessões de teletandem de forma a contribuir para a aprendizagem colaborativa de línguas e culturas. Os resultados do estudo apontam o teletandem como uma metodologia capaz de favorecer a aprendizagem de outro idioma uma vez que pressupõe indivíduos interagindo e colaborando um com o outro para juntos, aprenderem. É nesse momento interativo e dialógico, portanto, que várias questões linguístico-culturais emergem e as relações de alteridade possibilitam que um indivíduo, ao ser auxiliado por outro, consiga avançar do nível real para o nível potencial de desenvolvimento. Além disso, durante as interações dialógicas, os participantes têm a oportunidade de desenvolverem as habilidades linguística, interpessoal e intercultural, além da empatia, da negociação e da autonomia.