CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN E VYGOTSKY PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE LÍNGUAS E CULTURAS EM CONTEXTO DE TELETANDEM

Autores

  • Rejane Maria Gonçalves Maia

Resumo

Toda e qualquer prática social ocorre por meio da linguagem, a qual tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, se ancora nos princípios do dialogismo e do sociointeracionismo, bem como da colaboração e do teletandem. O intuito foi verificar que relações podem ser estabelecidas entre os construtos teóricos de Bakhtin e Vygotsky e a interação dialógica em sessões de teletandem de forma a contribuir para a aprendizagem colaborativa de línguas e culturas. Os resultados do estudo apontam o teletandem como uma metodologia capaz de favorecer a aprendizagem de outro idioma uma vez que pressupõe indivíduos interagindo e colaborando um com o outro para juntos, aprenderem. É nesse momento interativo e dialógico, portanto, que várias questões linguístico-culturais emergem e as relações de alteridade possibilitam que um indivíduo, ao ser auxiliado por outro, consiga avançar do nível real para o nível potencial de desenvolvimento. Além disso, durante as interações dialógicas, os participantes têm a oportunidade de desenvolverem as habilidades linguística, interpessoal e intercultural, além da empatia, da negociação e da autonomia.

Biografia do Autor

Rejane Maria Gonçalves Maia

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Goiás, Brasil. Professora Associada de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Instituto Federal de Goiás.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN