PEER INSTRUCTION: DISCUSSÕES QUE PERMEIAM A FORMAÇÃO REFLEXIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Shalimar Calegari Zanatta
  • Hercilia Alves Pereira Carvalho
  • Bruna Marques Duarte

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de um método de ensino pautado no Peer Instruction. Trata-se da adaptação, descrição e aplicação de uma metodologia para o ensino de Física com acadêmicos do último ano da licenciatura de Ciências - Licenciatura plena da UNESPAR - campus de Paranavaí. Como parte integrante deste, apresentamos e discutimos resultados divulgados pela literatura pertinente sobre o Peer Instruction, idealizado pelo professor Eric Mazur da universidade de Harvard. A essência do método foi identificar as concepções alternativas dos acadêmicos e confrontá-las com as concepções compartilhadas pela comunidade cientifica.  O trabalho é de campo, possuindo um intuito quanti-qualitativo, e seus levantamentos de dados ocorreram por meio de aplicação de questionários e observações. A análise dos resultados é representada por gráficos que mostram a porcentagem de acertos antes e depois da aplicação do método e o ganho obtido foi calculado, conforme apresentado pelo autor do método. A análise dos resultados permite considerar que o método pode ser empregado para promover o processo de formação reflexiva dos futuros professores.

Biografía del autor/a

Shalimar Calegari Zanatta

Professora na Universidade Estadual do Paraná –Paranavaí   professora no – PPIFOR - Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar e no MNPEF – polo UEM; doutora em Física pela Universidade Estadual de Maringá

Hercilia Alves Pereira Carvalho

Professora na Universidade Federal do Paraná – Jandaia do Sul e no MNPEF – polo UEM; doutora em Física pela Universidade Estadual de Maringá

Bruna Marques Duarte

Professora na Escola Estadual do Barão de Lucena e no Colégio São Vicente de Paula; mestre pelo PPIFOR- Mestrado em Ensino: Formação docente Interdisciplinar – UNESPAR –Paranavaí.

Publicado

2017-06-20

Número

Sección

Revisão Teórica