PEER INSTRUCTION: DISCUSSÕES QUE PERMEIAM A FORMAÇÃO REFLEXIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de um método de ensino pautado no Peer Instruction. Trata-se da adaptação, descrição e aplicação de uma metodologia para o ensino de Física com acadêmicos do último ano da licenciatura de Ciências - Licenciatura plena da UNESPAR - campus de Paranavaí. Como parte integrante deste, apresentamos e discutimos resultados divulgados pela literatura pertinente sobre o Peer Instruction, idealizado pelo professor Eric Mazur da universidade de Harvard. A essência do método foi identificar as concepções alternativas dos acadêmicos e confrontá-las com as concepções compartilhadas pela comunidade cientifica. O trabalho é de campo, possuindo um intuito quanti-qualitativo, e seus levantamentos de dados ocorreram por meio de aplicação de questionários e observações. A análise dos resultados é representada por gráficos que mostram a porcentagem de acertos antes e depois da aplicação do método e o ganho obtido foi calculado, conforme apresentado pelo autor do método. A análise dos resultados permite considerar que o método pode ser empregado para promover o processo de formação reflexiva dos futuros professores.