UMA PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DIGITAL DE FÍSICA

Autores/as

  • Felippe Guimarães Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - campus Jataí.
  • Maria de Fátima da Silva Verdeaux Universidade de Brasília (UnB)

Resumen

Neste artigo apresenta-se os resultados de uma investigação que buscou elaborar critérios avaliativos para livros didáticos digitais (LDD) de Física, que são materiais didáticos alocados em plataformas digitais móveis, como tablets, e em geral com conexão à internet. Diferentemente do livro tradicional no qual a leitura é linear, o LDD pode aproveitar as potencialidades do suporte para estruturar o conteúdo a ser ensinado de uma maneira inovadora, incorporando recursos multimídia e hipertextuais ao texto. Acredita-se que esses materiais, embora recentes no contexto educacional brasileiro, são elementos presentes nos sistemas didáticos e configuram novas relações entre os atores do processo: o conteúdo, o professor e os estudantes. Os critérios aqui apresentados podem ser assumidos como um amálgama dos referenciais teóricos escolhidos para conduzir nossas investigações (transposição didática e midiática, novas tecnologias de informação, comunicação e expressão e configurações de hipertexto) e de uma revisão bibliográfica acerca da avaliação de livros didáticos e softwares educacionais. 

Biografía del autor/a

Felippe Guimarães Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - campus Jataí.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - campus Jataí.
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília (PPGEC - UnB).
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Maria de Fátima da Silva Verdeaux, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e professora associada da Universidade de Brasília (UnB).
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino
de Física da UnB.

Publicado

2017-12-12

Número

Sección

Produtos Educacionais