UMA PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DIGITAL DE FÍSICA
Abstract
Neste artigo apresenta-se os resultados de uma investigação que buscou elaborar critérios avaliativos para livros didáticos digitais (LDD) de Física, que são materiais didáticos alocados em plataformas digitais móveis, como tablets, e em geral com conexão à internet. Diferentemente do livro tradicional no qual a leitura é linear, o LDD pode aproveitar as potencialidades do suporte para estruturar o conteúdo a ser ensinado de uma maneira inovadora, incorporando recursos multimídia e hipertextuais ao texto. Acredita-se que esses materiais, embora recentes no contexto educacional brasileiro, são elementos presentes nos sistemas didáticos e configuram novas relações entre os atores do processo: o conteúdo, o professor e os estudantes. Os critérios aqui apresentados podem ser assumidos como um amálgama dos referenciais teóricos escolhidos para conduzir nossas investigações (transposição didática e midiática, novas tecnologias de informação, comunicação e expressão e configurações de hipertexto) e de uma revisão bibliográfica acerca da avaliação de livros didáticos e softwares educacionais.