AS MOTIVAÇÕES NA INSERÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS NA DOCÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Resumen
A entrada do fisioterapeuta na docência superior é um processo desacompanhado, irregular e sem preparação, levando muitos professores a personificar, no início da carreira, o modelo de professor que vivenciou na sua graduação. Os objetivos dessa pesquisa foram caracterizar a inserção de fisioterapeutas na docência e suas motivações, através de estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas. A amostra envolveu 53 professores do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), de Belém e Santarém.Identificaram-se, após a análise de conteúdo das respostas dos entrevistados, dois temas de interesse: 1) As habilidades e competências do professor; 2) Inserção e motivações do fisioterapeuta na docência.Os quais sofreram inferências sendo confrontadas com a literatura, desenhando como o professor se vê na prática docente, o que faz para se qualificar, quais as motivações os levaram a serem e se manterem professores e que novas habilidades e competências desenvolveram para melhor ensinar.