DAS MEMÓRIAS ÀS IDEIAS: ORIENTAÇÕES SOBRE A VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS

Autores/as

  • Maria Eliana Soares
  • Elielson Ribeiro Sales

Resumen

Resultado de um estudo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará, este trabalho surgiu das indagações: O que os estudantes surdos pensam sobre suas aulas de Matemática? O que pode sensibilizar professores a otimizar o ensino de Matemática para surdos? Para tanto, objetiva subsidiar a reflexão de professores, sobretudo, de professores de Matemática para a Educação Matemática de surdos, e consiste num vídeo produzido a partir de uma entrevista videogravada com cinco estudantes surdos. Adotamos a Análise Textual Discursiva (ATD) e a tradução/interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para dar visibilidade a Libras, com auxílio de uma intérprete e um colaborador surdo. A relevância deste produto está na evidência da Pedagogia Visual como metodologia de ensino, na perspectiva de orientações sobre a importância da visualidade na Educação Matemática para surdos. 

Biografía del autor/a

Maria Eliana Soares

MSc. em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - IEMCI/UFPA. Docente de Magistério Superior – CUNCAST/UFPA. Professora de Educação Especial – SEDUC/PA. Membro do Grupo de Pesquisa Ruaké - IEMCI/UFPA.

Elielson Ribeiro Sales

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2013).  Adjunto da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Grupo Ruaké – Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão.

Publicado

2018-07-03

Número

Sección

Produtos Educacionais