PROTETOR SOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autori

  • Lorena Garces Silva Universidade Federal do Pampa
  • Jéssie Haigert Sudati Universidade Federal do Pampa

Abstract

A utilização de temáticas no Ensino de Química é uma alternativa para a busca do conhecimento científico dos fenômenos do dia a dia. Priorizando o movimento para a alfabetização científica, buscou-se um tema que permitisse a união de conceitos científicos como é o caso do protetor solar. O objetivo foi desenvolver uma proposta didática, utilizando conceitos químicos relacionando-os ao tema “protetor solar”, para que possa ser utilizada no ensino médio. Além das atividades, propõem-se a auto avaliação reflexiva complementada por rubricas de avaliação em grupo para que os estudantes e o professor saibam o que esperar de cada etapa. As atividades são relacionadas ao uso de tecnologias digitais como recursos de aprendizagem, através do site chamado “Linkando a Química”, criado pelas autoras para armazenar a sequência didática e os materiais necessários para a aplicação da proposta. Espera-se que a proposta desenvolvida neste trabalho possa servir como subsídio para docentes de Química que queiram propiciar a abordagem de conceitos da área através do tema protetor solar em sala de aula.

Biografie autore

Lorena Garces Silva, Universidade Federal do Pampa

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito (RS).

Jéssie Haigert Sudati, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Curso de Ciências da Natureza e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito (RS).

Pubblicato

2023-06-29

Fascicolo

Sezione

Produtos Educacionais