LABORATÓRIO ANIMADO: GUIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA EM 360º INTERATIVA

Autori

  • João Batista Lopes Coelho Júnior
  • Joseli Maria da Rocha Nogueira
  • Alberto de Andrade Moura
  • Claudia Jurberg

Abstract

Este artigo oferece um guia com o passo a passo para educadores criarem experiências digitais em 360º  interativas e não lineares, baseado na construção de um produto em rotoscopia, que simula uma prática em um laboratório de análises clínicas. Descrevemos o processo que se desenvolveu com o uso de softwares como: Twinery para criação de roteiros não lineares, o Figma para criação de wireframes, pacote Adobe Cloud na construção de animações, Microssoft Azure para criar falas virtuais e Adobe Captivate na construção de interatividade. As ferramentas sugeridas podem ser utilizadas também para criações de narrativas interativas com o uso de imagens estáticas, textuais ou em vídeo. O artigo sugere ainda a montagem de dinâmica pedagógica para uso com discentes de cursos de biologia e saúde, e que pode ser adaptada para práticas de ensino remoto e a distância, contribuindo com a prática de  educadores na transmissão de conhecimento prático de disciplinas por meio de materiais educacionais digitais atrativos.

Biografie autore

João Batista Lopes Coelho Júnior

Doutor em Ciências - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Bioiências e Saúde - FIOCRUZ.

Joseli Maria da Rocha Nogueira

Doutora em Ciências - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - FIOCRUZ.

Alberto de Andrade Moura

Mestre em Mídias Criativas - UFRJ – Escola de Comunicação e Design Digital – Instituto Infinet.

Claudia Jurberg

Doutora em Ciências - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro.

Pubblicato

2024-09-02

Fascicolo

Sezione

Artigos