SISTEMATIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSIÇÃO COLABORATIVA
Abstract
O objetivo deste estudo é apresentar uma proposição curricular para a Educação Física (EF) no Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs), articulando pressupostos teórico-conceituais que possuem potencial para contribuir com a instituição de uma identidade própria para este componente curricular nessa modalidade educacional. Foi realizado um estudo de cunho qualitativo, colaborativo, do qual participaram dois professores efetivos, que atuam em diferentes IFs da região Sul do Brasil. A proposição está ancorada em dois pressupostos centrais: a concepção/especificidade da EF no EMI e a multidimensionalidade dos conhecimentos como um aspecto fundamental para a sistematização curricular. Ao apresentar os pressupostos teórico-conceituais de base para pensar o currículo da EF no EMI, bem como a organização curricular, intenciona-se contribuir com um processo formativo que supere a formação técnico-instrumental que busca atender as demandas imediatas do mercado de trabalho e do sistema produtivo, para instituir um processo educativo centrado na formação de sujeitos emancipados intelectualmente.