EDUCAÇÃO FINANCEIRA VERSUS ENDIVIDAMENTO: ATITUDES E PRÁTICAS

Autori

  • Janaina Fernanda Silva Damasceno Centro Universitário UNIFIO
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Abstract

Realizar planejamento financeiro e poupar dinheiro são atitudes que ainda não fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Diante desta realidade, educar-se financeiramente é de suma importância para mudar atitudes e práticas que costumam levar ao endividamento. A falta dessa educação colabora diretamente para níveis crescentes de endividamento entre muitos brasileiros, visto que estamos inseridos em uma sociedade com características cada vez mais consumistas. Diante deste cenário, apresenta-se o presente trabalho, que teve o objetivo de identificar as atitudes e as práticas potenciais que podem evitar ou levar as pessoas à condição de endividamento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, caracterizada como de campo, por meio do uso de um questionário eletrônico, que envolveu a participação de 142 pessoas. Como principais resultados, entre as práticas positivas dos entrevistados, foi identificado que 67,6% realizam controle de gastos, 66,2% fazem planejamento financeiro e 51,8% estabelecem metas financeiras. Negativamente, 47,9% admitiram não ter o hábito de refletir antes de realizar compras, 50% já fizeram uso do parcelamento do cartão de crédito e apenas 15,5% dos entrevistados mantêm um hábito regular de investimento.

Biografie autore

Janaina Fernanda Silva Damasceno, Centro Universitário UNIFIO

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Fundadora da Remate Contabilidade Digital e Professora de Administração e Ciência Contábeis no Centro Universitário UNIFIO.

Carlos Cesar Garcia Freitas , Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Associado do curso de Administração da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e orientador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino da UENP.

Pubblicato

2024-09-02

Fascicolo

Sezione

Artigos