PROTAGONISMO DOCENTE: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autori

  • Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento
  • Rodrigo dos Santos Almeida Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Rio de Janeiro
  • Grazielle Rodrigues Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Giselle Rôças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Abstract

Este trabalho traz ao diálogo algumas das muitas marcas seladas na elaboração de um curso de formação continuada, na modalidade de extensão, denominado “Formação Docente na Contemporaneidade”. O curso foi elaborado na perspectiva de anunciar as possibilidades de protagonismo docente. As tratativas aqui descritas emergem das tentativas bem sucedidas de investigar o processo autônomo do professor na condução da sua própria formação. Tomando por exemplo os cursos MOOC (Massive Online Open Course) e o contexto da pandemia que privilegiou o ensino mediado por tecnologia, o estudo objetivou responder como um curso de formação continuada possibilita/permite que o professor seja protagonista da sua própria formação, desenvolvendo sua autonomia e identidade docente. Considerando os contornos delineados para esta investigação, tomamos como aporte teórico Schön, Nóvoa e Imbernón, entre outros. O texto foi tecido apresentando as concepções de formação continuada e protagonismo docente, os caminhos metodológicos para prototipagem (1ª aplicação), para a 2ª aplicação, avaliação e validação do curso. A investigação descreve os resultados e realiza a análise dos dados que corroboram que é possível um curso de formação continuada possibilitar o protagonismo docente, desenvolvendo autonomia e (re)construção da identidade do professor.

Biografie autore

Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento

Doutora em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ).

Rodrigo dos Santos Almeida, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Rio de Janeiro

Mestre em Ciência e Tecnologias Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN). Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Rio de Janeiro).

Grazielle Rodrigues Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Neuroeducação (Campus Mesquita/IFRJ), em Educação e Divulgação Científica (Campus Mesquita/IFRJ) e em Ensino de Ciências (Campus Nilópolis/IFRJ).

Giselle Rôças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Pubblicato

2024-09-02

Fascicolo

Sezione

Artigos