DAS NECESSIDADES FORMATIVAS À AVALIAÇÃO DE UM GUIA DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA DE ESTUDANTES SURDOS
Abstract
Esta pesquisa tem como tema a formação de professores na perspectiva inclusiva direcionada aos estudantes surdos. O objetivo geral é avaliar um guia de orientações didáticas voltado à acessibilidade pedagógica para estudantes surdos. Tem como problema de pesquisa: de que maneira um guia de orientações didáticas, voltado à acessibilidade pedagógica para estudantes surdos, atende as necessidades formativas na Educação Superior? Para realização da pesquisa, escolhemos a pesquisa do tipo colaborativa e, para interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Participaram da pesquisa, 2 acadêmicos surdos, 5 professores da educação superior e 6 Tradutores e Intérpretes da Língua de Sinais – Língua Portuguesa (TILSP). Como principais resultados, os participantes afirmaram que o guia apresenta de forma clara e objetiva orientações para o trabalho pedagógico com estudantes surdos, e apresenta uma contribuição para apoio ao planejamento dos professores e acessibilidade comunicacional com os intérpretes. De tal modo, salientaram a relevância do material ser utilizado como suporte à inclusão, mas indicaram a necessidade de promover encontros formativos para exemplificar possibilidades didáticas e acrescentar recursos didáticos que possam ser utilizados em sala de aula.